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Solução Digital de Atendimento ao Cidadão

1. Resumo

A LOGIKS Solução Digital de Atendimento ao Cidadão é uma plataforma de software que foi desenvolvida para permitir um fácil acesso aos serviços disponibilizados pelos governos municipais, estaduais ou federal aos cidadãos. Nossa solução quando implementada, facilita a disponibilização de múltiplos meios de acesso (Web e plataformas móveis) dos serviços públicos aos cidadãos. As interfaces de acesso para atendentes e administradores também são otimizadas, assim, os gestores dos serviços passam a ter acesso a várias informações sobre a utilização do sistema, como por exemplo: quantidades e tipos de acesso, bem como, a administração e configuração dos serviços.

2. Descrição de funcionamento

2.1. Acesso a serviços da Solução Digital disponibilizado em plataformas móveis: smartphones e tablets, desobrigando o cidadão de se deslocar até uma unidade de atendimento, diminuindo assim as filas de atendimento.

2.2. Acesso a serviços da Solução Digital disponibilizado em plataforma Web: maior portabilidade de operação entre os atendentes da solução e possibilidade de acesso, de uma versão customizada, pelos cidadãos, via internet, garantindo acesso digital aos serviços.

3. Arquitetura

3.1. Portal centralizador de informações e serviços.

3.1.1. Interface Web disponibilizada na internet ou em rede local privada, que permite o acesso direto aos serviços pelos cidadãos (sem autenticação), ou acesso autenticado por atendentes ou administradores (através de usuário e senha de acesso).

3.1.2. O portal tem hiperlinks para os serviços ou documentos, agrupados por órgãos ou grupos.

3.1.3. O portal pode dispor, também, de um guia de serviços, relacionando também os respectivos órgãos provedores e informações acessórias.

3.1.4. O portal pode ter funcionalidade de avaliação dos serviços ou da qualidade da informação provida;

3.1.5. O portal permite o acesso autenticado (usuário e senha) dos administradores da solução. Os administradores podem, a qualquer tempo, fazer o cadastramento de novos órgãos na interface de administração. Os administradores podem também efetuar a manutenção de usuários atendentes, bem como, de usuários administradores. Os administradores podem visualizar relatório de acesso aos serviços da solução digital.

3.2. Infraestrutura de armazenamento e disponibilização de serviços web.

3.3. Aplicação integradora de dados e serviços.

3.3.1. Responsável por prover a comunicação entre as fontes de serviços/documentos e o portal ou os aplicativos móveis.

3.3.2. É modularizado para permitir a incorporação de novos serviços na plataforma.

3.3.3. Provê mecanismos de segurança, auditoria e controle na comunicação entre o servidor de aplicações e o portal de serviços.

3.3.4. Provê mecanismos que permitem registrar o log de todas as ações de integração dos serviços;

3.3.5. Abriga o repositório de regras de integração de serviços, centralizando as eventuais manutenções na solução.

3.4. Aplicativos móveis para smartphones e tablets nas plataformas iOS, Android e Windows Phone.

4. Benefícios da Solução Digital de Atendimento ao Cidadão

4.1. Ao Cidadão

4.1.1. Acesso universalizado e centralizado aos serviços disponibilizados no Portal da Solução Digital, através de dispositivos móveis – smartphones e tablets;

4.1.2. Comodidade e facilidade de acesso aos serviços e informações através de múltiplas plataformas;

4.1.3. Diminuição do tempo de atendimento das demandas;

4.2. Ao Governo

4.2.1. Tomada de decisões mais qualificadas, com rapidez, graças ao acesso imediato as informações;

4.2.2. Fortalecimento do relacionamento com o cidadão, fornecendo aos agentes públicos dados orientados, que podem ajudá-los a responder a questões imediatas, além de acelerar a resolução de problemas;

4.2.3. Alavancar a produtividade, através de uma interface unificada de aplicativo web, permitindo que agentes não especializados realizem suas funções com eficiência;

4.2.4. Melhoria contínua de processos, através do monitoramento de indicadores, mesmo remotamente, através de dispositivos móveis;

4.2.5. Reduzir custos por meio de reaproveitamento de funcionalidades implementadas e aproveitando-se da segurança e integração de diversas plataformas.

4.2.6. Serviços geolocalizados, permitindo adequação de oferta e demandas de serviços e controles estatísticos;

5. Aplicativo Web

6. Aplicativo Mobile

7. Requisitos não funcionais

7.1.1. O portal de serviços, bem como, a infraestrutura de integração é desenvolvida na linguagem JAVA.

7.1.2. As respostas dos serviços da solução digital devem estar no formato XML, JSON ou ainda HTML.

7.1.3. Tecnologias incorporadas: PrimeFaces Web Framework, Seam Security Framework, Javascript e JQuery, modelo très camadas, Hibernate e JPA, JBOSSWS e Web Services.